O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) chegou ao Distrito Federal neste sábado (24) usando colete à prova de balas, após seis dias de caminhada pela BR-040. O encerramento está previsto para o meio-dia de domingo (25), na Praça do Cruzeiro, onde está programada uma manifestação pública.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) chegou ao Distrito Federal neste sábado (24) usando colete à prova de balas, após 6 dias de caminhada pela BR-040. O fim da caminhada será na Praça do Cruzeiro, onde está prevista uma manifestação pública.
📸 Reprodução: nikolasferreiradm pic.twitter.com/5FFqkRtcML
— iG (@iG) January 25, 2026
Ao chegar, Nikolas publicou nas redes sociais um vídeo em que uma multidão entoa o coro “Acorda Brasil!”. Na legenda, escreveu: “Chegamos em Brasília. Falta pouco!”. A assessoria do parlamentar confirmou ao Portal iG o uso do colete durante a chegada.
A mobilização começou na segunda-feira (19), em Paracatu (MG), com trajeto total de aproximadamente 240 quilômetros ao longo de sete dias.
O objetivo declarado é chamar atenção para o que o parlamentar considera arbitrariedades recentes no país, incluindo a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ainda, em carta aberta, o deputado afirma haver “desumanização dos brasileiros presos, após o dia 8 de janeiro, submetidos a processos ilegais, parciais e arbitrários, bem como a perseguição sistemática a opositores políticos, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro”.
No texto, acrescenta: “Por isso, essa causa passa, necessariamente, pela derrubada do veto à dosimetria das penas no Congresso”.
Ao chegar na Praça do Cruzeiro, a caravana participará de manifestação que, segundo a equipe do deputado, pretende reforçar o caráter simbólico e pacífico da caminhada, convidando a população à reflexão sobre o cenário político e institucional.
- LEIA TAMBÉM: PRF aponta “riscos inerentes” em caminhada de Nikolas Ferreira
Segurança reforçada no Planalto
O entorno do Palácio do Planalto teve a segurança reforçada neste sábado (24), com a instalação de grades, diante da expectativa de manifestações nos próximos dias. A mobilização está associada ao ato previsto para domingo (25), após o término da caminhada organizada por Nikolas.
Em nota enviada ao Portal iG, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou que a medida segue os protocolos adotados para proteção da sede do Executivo.
“Sobre o assunto, o GSI informa que, em virtude da possibilidade de manifestações programadas em locais próximos à instalação presidencial, as grades são utilizadas como medida de reforço, conforme os protocolos de segurança”, afirmou o órgão.











