A Nike, gigante norte-americana de moda esportiva, está sendo investigada após alegações de suposta “discriminação contra trabalhadores brancos”, nos Estados Unidos (EUA).
A ação judicial, movida pela Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego dos EUA (EEOC), órgão governamental norte-americano responsável por cumprir leis federais contra discriminação contra funcionários, foi ajuizada no Tribunal Distrital dos EUA.
De acordo com a agência, as acusações apontam que os casos teriam acontecido de “forma intencional”, até mesmo para alcançar objetivos no programa de Metas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI, na sigla em inglês), da NIKE para 2025.
A multinacional norte-americana já teria sido notificada pela agência em outras ocasiões, mas sem retorno. A intimação, segundo a EEOC, foi motivada após falta de posicionamento da Nike. Entre as informações solicitadas estavam:
- Critérios utilizados na seleção de funcionários para demissões;
- Informações relacionadas ao rastreamento e uso, pela empresa, de dados de raça e etnia dos trabalhadores, inclusive como fator na definição da remuneração de executivos;
- Informações sobre 16 programas que supostamente ofereciam oportunidades de mentoria, liderança ou desenvolvimento de carreira com restrições raciais.
O presidente da EEOC, Andrea Lucas, afirmou que a prática de discriminação racial no emprego é proibida no País e estão previstas na constituição dos EUA, e as alegações contra a empresa, implicam à EEOC “proteção aos funcionários de todas as raças contra práticas trabalhistas ilegais”
“Quando há indícios convincentes, incluindo admissões corporativas em extensos documentos públicos, de que os programas de Diversidade, Equidade e Inclusão de um empregador podem violar as proibições federais contra discriminação racial ou outras formas de discriminação ilegal, a EEOC tomará todas as medidas necessárias — incluindo ações de execução de intimações — para garantir a oportunidade de investigar de forma completa e abrangente”, disse ele em comunicado.









