MENU

O momento dos 4 grandes: Corinthians e São Paulo crescem

aniversario cidade
Shadow
Gabriel Paulista e Luciano marcaram no fim de semanaRodrigo Coca/Corinthians e Rubens Chiri/São Paulo

Em início de temporada, a prioridade é encontrar o ritmo certo para conseguir a tão almejada constância. E no futebol paulista, os quatro principais clubes já tiveram uma grande alternância nos seus momentos. O sobe e desce dos mesmos já mostra grande variedade para um número ainda baixo de partidas.

Odds no Campeonato Brasileiro
Santos Empate São Paulo
2.16 3.26 3.63
2.15 3.25 3.49
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Entre as boas e as más, o Corinthians e o São Paulo tem a faca e o queijo na mão para seguir com a moral elevada e engatar a quinta marcha em 2026. Por outro lado, Palmeiras e Santos precisam se reencontrar suas melhores versões, ou as que pelo menos deram resultado.

O último fim de semana de Estaduais pelo Brasil foi um pouco diferente do habitual. Isso porque não contou com a presença de duas equipes nos desafios dos mesmos. Corinthians e Flamengo precisaram deixar a competição de lado para decidir a Supercopa Rei. E o futebol de São Paulo levou a melhor nessa disputa.

Corinthians conquista primeiro título do ano

Mesmo diante de um adversário que tem, para muitos, o melhor elenco do país, o Timão se impôs para conseguir a vitória de 2 a 0, no domingo (1), no estádio Mané Garrincha. Para além do primeiro título do ano, a tarde no Distrito Federal fica marcada pela grande conexão entre time, comissão técnica e torcida.

A invasão corintiana à capital, que teve um final feliz, é a dose de energia que a equipe comandada por Dorival Jr precisava para elevar a confiança. Com campanha irregular no Paulistão (apenas 53% de aproveitamento) e a derrota na estreia do Brasileirão, o clube consegue a virada de chave necessária para, quem sabe, sonhar com vôos mais altos nesta temporada.

São Paulo cresce na adversidade

Se perguntassem para o são paulino mais otimista há uma semana atrás, nem ele acreditaria que o tricolor estaria vivendo um bom momento. Em meio ao caos vivido nos bastidores — Casares foi impeachmado da presidência — tudo que acontecia na Barra Funda dava a entender que os próximos meses seriam de muita sofrência.

A equipe de Hernán Crespo, entretanto, deu duas grandes respostas onde mais importa: dentro de campo. Conseguiram iniciar o Brasileiro com três pontos contra o favorito ao título, Flamengo. Depois, tiveram mais uma ótima atuação para vencer o Santos por 2 a 0, no sábado, no Morumbis, pelo Estadual. 

Palmeiras não consegue sair do lugar

É fato que os resultados do Porco estão longe de serem ruins — neste começo de 2026. Não à toa, é atualmente o vice-líder do Paulista. O que mais preocupa os torcedores é a dificuldade para mostrar evolução no desempenho. E os mesmos cada vez menos conseguem ser mascarados por vitórias.

Após arrancar um empate com Atlético-MG, na Arena MRV, pelo Brasileirão, os comandados por Abel Ferreira tiveram nível de atuação preocupante no desafio seguinte. Nem os bons minutos em vantagem numérica impediram o revés de 1 a 0 para o Botafogo-SP, no domingo (1), na Arena Nicnet.

Santos vive jejum de vitórias

Dentre todos os quatro grandes de São Paulo, ninguém vive nem de perto a fase do Santos. Após convencer na estreia da temporada, ao vencer o líder Novorizontino, tudo parece ter desandado no CT Rei Pelé. E Pablo Vojvoda já vê sua batata assar à frente do time, mesmo com poucos duelos disputados.

Desde o primeiro e último resultado positivo, foram três derrotas e três empates. Nos dois últimos compromissos, o Peixe atingiu o pior nível de atuação — até o momento. Primeiro perdeu para recém-promovida à Série A Chapecoense, por 4 a 2. E depois foi absolutamente dominado pelo São Paulo.

Próximos desafios dos 4 grandes

Após virarem a chavinha para focarem nos torneios de seus respectivos compromissos, os três dos quatro grandes do estado voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. O grande objetivo de três deles é se recuperar da primeira rodada, já que apenas um conseguiu sair com os três pontos.

O Corinthians, por conta da disputa da Supercopa, não terá compromisso válido pela competição nacional. Isso porque vai precisar disputar o jogo atrasado do Campeonato Paulista.

Os jogos *

  • Santos x São Paulo – quarta-feira (4), às 20h, na Vila Belmiro
  • Palmeias x Vitória – quarta-feira (4), às 21h30, na Arena Barueri
  • Corinthians x Capivariano – quinta-feira, às 20h30, na Neo Química Arena
*todos com horário de Brasília

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App