Mais de 600 mil casas e estabelecimentos comerciais tiveram o fornecimento de energia interrompido devido à passagem de uma mega tempestade que atinge a metade dos Estados Unidos até o dia 1º de fevereiro. As informações são do site PowerOutage.com, que monitora as quedas de energia ao vivo.
Teneessee foi o estado que mais registrou quedas de energia nesta segunda-feira (26), com 205.131; Mississippi e Louisiana aparece logo depois com 148.388 registros e 106.704, respectivamente.
A previsão é que o mau tempo se prolongue durante a semana, levando neve, gelo, chuva e frio para diversas partes do país. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês), durante o período, as temperaturas mínimas na noite no Sul são especialmente perigosas após a tempestade de inverno do fim de semana, com muitas pessoas ainda sem energia elétrica.
“Temperaturas mínimas entre um dígito e abaixo de zero representam risco de vida por hipotermia e congelamento, mesmo sem vento. A sensação térmica deve cair para cerca de -20 °F no Vale do Alto Ohio nesta noite. Proteja-se se estiver ao ar livre, garanta que animais de estimação tenham abrigo contra o frio e continue prevenindo o congelamento de canos”, recomenda o serviço.
Os fortes temporais também atingem o leste dos 48 estados continentais ao longo desta semana. De acordo com a previsão do NWS, uma nova massa de ar ártico avançará para o Leste/Sudeste entre sexta e sábado, com expectativa de novos recordes de frio, inclusive na Flórida. “Este pode ser o frio mais intenso registrado em vários anos em algumas regiões e o período mais longo de frio em várias décadas”.













