O Athletico-PR derrotou o São Paulo nos pênaltis nesta quarta-feira (06) e avançou para as quartas de final da Copa do Brasil. Após reverter a desvantagem do confronto de ida das oitavas, no tempo normal, os paranaenses precisam das penalidades máximas para eliminar a equipe paulista.
A partida mudou de cenário logo nos primeiros lances, quando, aos 4 minutos, o goleiro são-paulino Rafael foi expulso. Com isso, o Furacão aproveitou a vantagem numérica para reverter a derrota por 2 a 1 na partida de ida.
Porém, o gol paranaense saiu aos 23 do segundo tempo. Esquível recebeu com liberdade na entrada da área, bateu cruzado e contou com um desvio no meio do caminho para a bola entrar no fundo da rede. Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis.
Nas penalidades, foi a vez de Santos, goleiro do Athletico, brilhar. Ele defendeu todas as cobranças do São Paulo e ajudou o Furacão a avançar para as quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor teve um péssimo aproveitamento, perdeu as três batidas, enquanto viu seu rival acertar as cobranças e avançar no torneio.
Situação dos times
O São Paulo vê o fim de sua série de 5 vitórias consecutivas, mas que fez a equipe reagir no Campeonato Brasileiro. Antes brigando na parte de baixo da tabela, com a chegada de Hernán Crespo, o time paulista subiu na tabela do Brasileirão e se aproxima do G6.
No Brasileirão, o Tricolor soma 25 pontos e está na 8ª colocação, 2 pontos a menos que o Red Bull Bragantino, que está na 6ª posição. Na Libertadores, o clube está nas oitavas de final, onde encara o Atlético Nacional-COL.
Enquanto isso, o Athletico-PR busca reagir na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe faz uma competição abaixo e está apenas na 11ª colocação, com 26 pontos, e distante da zona de acesso para a elite nacional.
Próximos jogos
O São Paulo volta a campo no próximo sábado (09), contra o Vitória. O Tricolor recebe a equipe baiana no MorumBis, às 18h30, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Athletico-PR joga somente na próxima segunda-feira (11), pela Série B. Os paranaenses enfrentam o Criciúma, no Heriberto Hülse, às 19h, pela 21ª rodada.