A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (21) o árbitro que apitará a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo. O escolhido para comandar a decisão foi o argentino Darío Herrera.
O juiz não é desconhecido dos clubes brasileiros e chegou a apitar partidas deles nesta edição da Libertadores. Do Rubro-Negro, foi na partida de ida das oitavas de final contra o Internacional. O duelo foi no Maracanã e o Fla venceu por 1 a 0.
Já o Verdão foi na estreia do time paulista nesta edição do torneio continental. Na ocasião, o Palmeiras enfrentou o Sporting Cristal, no Peru, país da decisão, e venceu por 3 a 2, em um duelo decidido na reta final.
Além disso, Darío Herrera já atuou em outros jogos dos finalistas e a boa notícia para os torcedores é que os dois clubes estão invictos em jogos que o argentino apitou pela Libertadores. Foram três para cada lado e o Verdão leva um pouco mais de vantagem.
Isso porque o Palmeiras venceu as três partidas que o juiz comandou. Além do triunfo sobre o Sporting Cristal-PER, também teve vitórias sobre o Deportivo Táchira-VEN, por 4 a 0, em 2022, e Delfín-EQU, por 5 a 0, em 2020.
Já o Flamengo tem o jogo do Inter, um empate em 1 a 1 com o Millonarios-COL, em 2024, e uma vitória sobre o Olimpia por 1 a 0, em 2023. Porém, o jogo contra os paraguaios não traz boas lembranças para os flamenguistas.
O confronto contra o Olimpia foi válido pelas oitavas de final da Libertadores daquele ano. Após vencer a ida por 1 a 0, com Darío Herrera no apito, a partida de volta resultou na eliminação do Rubro-Negro. No Paraguai, os cariocas foram derrotados por 3 a 1, placar que garantiu o time de Assunção na próxima fase do torneio.
Veja a equipe de arbitragem para a final:
Árbitro: Darío Humberto Herrera (Argentina) Auxiliar 1: Cristian Gonzalo Navarro (Argentina) Auxiliar 2: José Miguel Savorani (Argentina) Quarto árbitro: Maximiliano Nicolás Ramírez (Argentina) VAR: Héctor Alberto Paletta (Argentina) AVAR 1: Santiago Fernández Gandini (Uruguai) AVAR 2: Jorge Ignacio Baliño (Argentina) AVAR 3: Christian Fred Ferreyra Fernández (Uruguai) Quinto árbitro: Martín Sebastián Soppi San Martín (Uruguai)













