MENU

Os veteranos extraclasse que tiveram um 2025 para esquecer

aniversario cidade
Shadow
Neymar, Hulk e Oscar tiveram ano abaixo do esperadoRaul Baretta/Santos, Pedro Souza/Atlético e Rubens Chiri/São Paulo

A presença dos veteranos extraclasse não é nenhuma novidade no Brasil. Já há algum tempo, jogadores com idade mais avançada que obtiveram uma trajetória de sucesso nas ligas mais competitivas da Europa aceitam o desafio de se aventurar no país. No futebol nacional, 12 nomes fazem parte desse grupo atualmente. Para alguns desses, entretanto, a última temporada teve uma retórica diferente do esperado.

O esporte não é uma ciência exata, onde as coisas que se imaginam serão concretizadas. Dessa forma, não é porque um atleta foi bem no velho continente que vai chegar no cenário brasileiro e ser um dos grandes destaques. Mas é inegável que essa experiência faz com que eles cheguem com status de astro. 

Odds final da Supercopa Rei
Flamengo Empate Timão
1.83 3.45 4.70
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Os 4 veteranos extraclasse que decepcionaram

Os exemplos dos veteranos de peso que estão no país, neste momento, não se limitam apenas à decepção. Nomes como Danilo, Jorginho e Alex Sandro, do Flamengo, e Memphis Depay, do Corinthians, tiveram um 2025 de glórias, sendo todos fundamentais nos títulos pelos clubes que representam — rubro-negro levou o Brasileirão e Libertadores; e o Timão a Copa do Brasil

Do outro lado da moeda, há os que estavam rodeados de altas expectativas. Mas não conseguiram as atender durante a temporada. Alguns chegararam apenas no início dela, outros já estão em solo brasileiro a mais tempo. Seja por questões físicas ou técnicas, quatro nomes em especial provavelmente esperam apagar esse ano de suas memórias. E o futuro de dois ainda não está definido.

Neymar

O craque geracional voltou ao Santos com status de maior contratação de 2025, no Brasil. Afinal, foi a principal peça da Seleção nas últimas três Copas do Mundo e chegou a ser um dos melhores do mundo nos anos de Europa. No entanto, nada disso entrou em campo na segunda passagem pelo clube que o revelou — até o momento. Com muitos problemas de lesão, o camisa 10 esteve disponível em apenas 28 partidas.

O ponto mais alto nos últimos 12 meses foi na sequência final do Brasileiro, que foi importante para livrar a equipe comandada por Vojvoda do rebaixamento. Esse pode ter sido o capítulo final da história entre as duas partes, já que a permanência no Peixe é incerta.

Oscar

Outro que retornou para o São Paulo, após mais de uma década fora do país, foi Oscar. O meia, apesar de ter feito a maior parte da carreira na China, sempre foi visto como um jogador acima da média dentro do futebol nacional. A realidade, entretanto, foi bem dura para o meia. Ele sofreu com problemas físicos em toda temporada, não à toa foi titular em apenas 17 jogos.

Para piorar, ele decidiu se aposentar do futebol profissional, aos 34 anos, por ter uma síncope vasovagal diagnosticada, após sofrer um mal súbito em exames visando 2026.

Lucas Moura

O tricolor paulista não teve grande sorte com seus veteranos extraclasse no ano. Lucas Moura, que já estava no clube que o revelou desde 2023, quando o levou ao título inédito da Copa do Brasil, foi mais um que foi muito prejudicado pelo cenário de contusões. Foram 26 duelos disputados, sendo apenas 11 desses no Estadual.

Com objetivo de dar uma volta por cima no ano que vem, o camisa 7 realizou um procedimento para tentar resolver de vez o problema do joelho direito.

Hulk

De todos os nomes da lista de decepção, o ídolo do Atlético-MG é o que tem crédito de sobre no futebol brasileiro. Eram quatro temporadas de muito destaque no Galo, chegando à 30 participações diretas para gol em todas. No entanto, o cenário em 2025 foi diferente para o atacante de 39 anos. Ele teve uma evidente queda de rendimento, apesar dos bons números — balançou as redes 21 vezes e deu oito assistências.

Não foi por acaso que chegou a ser reserva em diversas oportunidades, principalmente após a chegada de Jorge Sampaoli. Todo esse contexto fez com que a diretoria realizasse algo imimaginável para massa atleticana até pouco tempo atrás: está em reavaliando o futuro de Hulk no clube, segundo informações do blog do Diogo Dantas (OGlobo).

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App