Não há nada e nem ninguém que possa tirar o posto de time sensação de 2025 do Mirassol. O clube da pequena cidade de São Paulo, de pouco mais de 60 mil habitantes, fez sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro com estilo e ficou em quarto na tabela, posição que o garantiu na fase de grupos da Libertadores de forma inédita. Com a primeira participação no torneio continental, espera-se que novas peças vão chegar para reforçar o plantel. Mas essa não é sua grande preoupação na próxima janela de transferências.
Apesar da equipe comandada por Rafael Guanaes ter se destacado, pelo coletivo, somente esse fator não é suficiente para terminar no G-4. É necessário ter bons jogadores para fazer a engrenagem funcionar. E isso o Leão Caipira, como é apelidado pelos torcedores, teve de sobra durante a jornada de sucesso nas 38 rodadas — mesmo com a menor folha salarial dentre todos os 20 participantes.
Os 4 jogadores que devem receber propostas
Diante do nível apresentado por diversos nomes do elenco, é evidente que os grandes clubes do país estejam de olho em alguns deles. E o grande desafio do Mirassol para próxima temporada será justamente segurá-los. Como em casos passado de outros clubes de menor expressão que obteram sucesso já demonstraram, a missão promete ser bastante complicada, principalmente com quatro atletas específicos.
Reinaldo
Um dos mais experientes do plantel, o lateral-esquerdo foi o destaque do time que mais apareceu na grande campanha do Brasileirão. Não à toa, foi o único representante dela na seleção do campeonato. Mesmo com bom desempenho defensivo, foi no ataque que se sobressaiu: foi o artilheiro e líder de participações em gol dentre todos do plantel — balançou as redes 13 vezes e deu três assistências. O vínculo entre as duas partes foi renovado até o fim de 2026, por clásula que garantia a extensão em caso de permanência na primeira divisão.
Danielzinho
O meia já não é nenhum garoto, mas foi apenas com 31 anos que mostrou o seu verdadeiro valor ao futebol nacional. Os números não são de impressionar, já que deu apenas três passes para gol em todo ano. A importância dele para equipe, entretanto, vai muito além deles. O capitão do Mirassol foi a peça de equilíbrio entre o ataque e defesa e se sobressaiu de maneira silenciosa. Além disso, é alguém que sempre está à disposição do treinador: só não atuou em um desafio do torneio nacional, por suspensão.
Jemmes
Outro nome pouco conhecido, até o último ano, o defensor fez um campeonato espetacular. Apesar de destro, atuou do lado esquerdo da casa e mostrou ter uma qualidade acima da média na construção. E também não deixou a desejar na marcação. O nível apresentado junto à idade ainda baixa — tem 25 anos — tornam Jemmes um alvo do “peixes grandes”. O Flamengo mesmo já demonstrou interesse. Ciente disso, o Leão acertou a compra dele com Vila Nova, que havia o emprestado.
Negueba
O jogador de 26 anos está há quatro no Mirassol, e participou de toda caminhada do clube da Série C até a campanha histórica no Brasileirão de 2025. Negueba teve grande papel nesta trajetória, mas é inegável que atingiu o ápice na primeira divisão. Foram seis gols marcados e três assistências do ponta-esquerda. Além da qualidade com a bola no pé, ele também se destacou pela aplicação tática para o funcionamento do coletivo.













