A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) identificou dois terremotos no interior de Minas Gerais nesta terça-feira (17). O primeiro ocorreu às 10h11 e atingiu magnitude 2,4, já o segundo foi registrado às 19h28, com intensidade ligeiramente superior, de 2,5 na escala Richter.
- Veja também: Tremores assustam moradores em Caxias do Sul (RS)
Os abalos aconteceram nas proximidades de Felixlândia, município localizado a cerca de 190 quilômetros de Belo Horizonte, na região Central do estado. De acordo com a RSBR, apesar de terem sido monitorados pelos equipamentos, os eventos foram de baixa intensidade e não chegaram a ser percebidos pela população local.
Com os registros mais recentes, Minas Gerais soma o terceiro sismo em uma semana. Na quarta-feira (11), Montes Claros, no Norte mineiro, teve um tremor de magnitude 3,0. As ocorrências de terremotos no estado, ao longo do ano, já somam 14 no total.
O evento detectado é considerado relativamente comum em Minas Gerais, estado que lidera o número de registros de abalos sísmicos no país. Isso acontece devido a estrutura geodinâmica interna da região e as pressões que atuam na crosta terrestre.
Os abalos sísmicos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Coordenada pelo Observatório Nacional, com apoio do Serviço Geológico do Brasil, a RSBR é responsável por monitorar a sismicidade de todo o território nacional por meio de quase 100 estações sismográficas.
As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).











