O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta terça-feira (27) que vai aos Estados Unidos (EUA) em março e se encontrará “olho a olho” com Donald Trump.
A declaração foi dada em entrevista a jornalistas após a chegada do chefe de Estado ao Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, no Panamá.
“Acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, sabe, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou Lula.
Lula ainda afirmou que tem mantido conversa com outros presidentes para discutir temas como o multilateralismo e a democracia global.
“Eu conversei com o Trump ontem, conversei com o Macron hoje, conversei com o Boric hoje e depois vou conversar com mais gente. Eu espero marcar com o presidente Trump, no começo de março, eu vou fazer uma viagem a Washington porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente.
Primeiro contato após invasão na Venezuela
Um dia atrás, o presidente afirmou que conversou com Trump por telefone sobre a relação bilateral e sobre a agenda global. “Trocamos indicadores econômico dos dois países, que apontam boas perspectivas para as duas economias”
Além disso, o chefe de Estado afirmou que conversou com Trump sobre o fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado e que manifestou interesse em “estreitar a parceria na repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas, bem como no congelamento de ativos de grupos criminosos e no intercâmbio de dados sobre transação financeira”, continuou.
Foi o primeiro contato entre Lula e Trump desde que os Estados Unidos invadiram a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro, no início de janeiro. O ditador venezuelano e a esposa estão detidos em território norte-americano desde então, sob o argumento de combate ao narcotráfico no país.













