A Adani Defence & Aerospace, da Índia, e a Embraer anunciam a assinatura de um Memorando de Entendimento para desenvolver o ecossistema de aviação regional no país asiático, focando em jatos comerciais, prevendo cooperação na fabricação de aeronaves, cadeia de suprimentos, serviço de pós-venda e treinamento de pilotos.
A iniciativa está alinhada às políticas de Aatmanirbhar Bharat, que incentiva a autossuficiência industrial, e UDAN, que é voltada para a ampliação da conectividade aérea regional.
Veja também: Embraer deve entregar 240 aviões em 2025, e corrige prejuízo

O acordo também inclui a avaliação da instalação de uma unidade de produção no país e a ampliação gradual do conteúdo fabricado localmente, apoiando o programa indiano de Aeronaves de Transporte Regional.
A Embraer afirma que a Índia é um mercado estratégico e a união com a Adani combina a experiência global da fabricante brasileira com a forte capacidade industrial e presença local do grupo indiano.
Já a Adani destaca que a aviação regional é essencial para o crescimento econômico, para a integração de cidades do interior e reforça as relações estratégicas entre Índia e Brasil.
O projeto tem a intenção de atender à demanda doméstica, gerando empregos diretos e indiretos, em áreas como a engenharia, manufatura, logística e serviços de suporte.
Atualmente, a Embraer possui 50 aeronaves operando na Índia, em diferentes segmentos, incluindo aviação de defesa, executiva e comercial.
















