A McLaren apresentou, nesta segunda-feira (9), seu carro para a temporada de 2026 da Fórmula 1. Como é tradição, seu modelo trouxe a cor laranja como predominante; além disso, tem detalhes em preto, principalmente na lateral.
Batizado de MCL40, o carro será pilotado por Lando Norris e Oscar Piastri, e ambos terão a missão de defender o título de pilotos conquistado em 2025 por Lando. Além disso, a escuderia é a atual bicampeã do Mundial de Construtores.
Fundada em 1966 por Bruce McLaren, apesar de marcante, a McLaren nem sempre usou o laranja-papaia, como nas últimas temporadas da equipe. A escuderia fez sua estreia na F1 em 1966, em Mônaco.
Em sua primeira corrida, ela usou um esquema de cores branco, com uma faixa verde central. No ano seguinte, foi a vez de um carro inteiramente vermelho, com uma faixa central clara.
Até que, em 1968, surgiu o laranja. Buscando se destacar da concorrência, a equipe inglesa adotou a cor. O novo estilo deu sorte, e a McLaren conquistou vitórias em Spa-Francorchamps, Monza e Mont-Tremblant.
Aos poucos, o laranja caiu no gosto dos fãs da escuderia e permaneceu até 1971. Curiosamente, o período vitorioso da equipe veio com a marcante combinação de branco e vermelho, em que dois brasileiros brilharam: Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna. O primeiro foi campeão em 1974, na estreia da nova combinação, enquanto o segundo faturou os títulos em 1988, 1990 e 1991.
Durante as temporadas seguintes, a McLaren passou por diversos designs, até que retornou ao laranja em 2017, no carro batizado de MCL32. Na época, a equipe definiu a ideia como: “combina a história clássica da McLaren com o pensamento contemporâneo em design de pintura de veículos”.

Além disso, a cor foi importante para a McLaren em outras categorias do automobilismo, como na Can-Am, categoria popular nos Estados Unidos, disputada até os anos 80, na qual a escuderia inglesa conquistou cinco títulos. Além disso, obteve resultados expressivos nas 500 Milhas de Indianápolis.
2026
Com seu tradicional laranja, a McLaren estreia na temporada de 2026 da Fórmula 1 na Austrália. O país da Oceania sediará a etapa de abertura do campeonato, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de março.
















