MENU

Elenco protesta contra time espanhol e alega falta de estrutura

aniversario cidade
Shadow
Elenco protesta contra time espanhol e alega falta de estruturaReprodução/Instagram

A temporada de 2025/26 do Rayo Vallecano, equipe espanhola, não vem sendo fácil. No Campeonato Espanhol, a equipe vem brigando contra o rebaixamento e, nesta sexta-feira (6), viu seus jogadores protestarem contra as condições estruturais apresentadas pelo clube.

Em um longo comunicado, divulgado por meio da Associação dos Atletas Espanhóis, os jogadores e a comissão técnica realizaram fortes críticas à situação atual do time. Na nota, eles afirmam que o Rayo não disponibilizou condições adequadas para a realização da pré-temporada e que o estádio não apresenta condições ideais, que vão de problemas no gramado à falta de água quente e de limpeza apropriada.

No informe, atletas e comissão fazem questão de exaltar a torcida, afirmando que ela é um pilar fundamental e um dos maiores patrimônios do clube. Além disso, ressaltaram que, apesar do protesto, estão focados no próximo duelo, válido pelo Campeonato Espanhol.

Já em relação às reclamações, eles afirmaram que, durante quase três meses da pré-temporada, o elenco ficou impedido de treinar nas próprias instalações devido às más condições dos campos, sendo obrigado a buscar locais alternativos. A situação voltou a se repetir por causa do clima, levando a equipe a treinar até em campo de grama sintética fora do clube.

Os jogadores destacam que a falta de condições adequadas afetou diretamente o planejamento, a rotina e o desempenho esperado de um time da Primeira Divisão. Além disso, afirmaram que as condições do gramado do Estádio de Vallecas são deficientes e que vêm piorando nas últimas semanas, e acreditam que o local não tem condições mínimas para partidas de alto nível.

Por fim, eles também relataram problemas recorrentes nas instalações, como falta de água quente nos chuveiros, limpeza inadequada em alguns dias e estruturas obsoletas. Segundo a nota, todas as queixas já foram comunicadas ao presidente do clube, mas as promessas feitas até agora não resultaram em melhorias concretas, tornando a situação insustentável e colocando em risco a segurança física e as condições básicas de trabalho do elenco.

Veja nota completa

“Os jogadores da equipe principal do Rayo Vallecano, com o apoio da comissão técnica, desejam transmitir de forma clara, conjunta e responsável, por meio da Associação dos Atletas Espanhóis (AFE), uma série de fatos que consideramos necessários esclarecer para o bem do clube.

1. Torcida

Os torcedores do Rayo Vallecano são um pilar fundamental e um dos maiores patrimônios do clube. Sua lealdade, comprometimento e apoio constante, independentemente das circunstâncias, são verdadeiramente admiráveis. Acreditamos firmemente que esses torcedores merecem maior atenção e consideração, condizentes com o que representam para a identidade e a história do Rayo Vallecano.

2. Centro de treinamento

Durante a pré-temporada, a equipe ficou impossibilitada de treinar em nosso centro de treinamento por quase três meses devido às más condições dos campos, o que nos obrigou a deixar as instalações para treinar em um campo que atendesse às condições necessárias para desempenharmos nosso trabalho profissionalmente.

Essa situação, prolongada ao longo do tempo, afetou diretamente o trabalho diário, o planejamento e a normalidade exigida por uma equipe profissional da Primeira Divisão.

Meses depois, e devido ao clima, não foi possível treinar em nosso campo de treinamento, tendo que encontrar uma solução treinando em um campo de grama sintética fora das instalações, devido às más condições dos campos em nosso centro de treinamento.

3. Estádio e instalações do Estádio Vallecas

No último mês, o estado do gramado do Estádio Vallecas tem sido claramente deficiente, uma situação que piorou a cada semana e se refletiu tanto em partidas anteriores quanto na situação vivenciada hoje, poucas horas antes de uma nova partida oficial.

Um campo instável e impraticável que obrigou a equipe a treinar no centro de treinamento.

Acreditamos que o campo de jogo não atende aos requisitos mínimos para a realização de uma partida de alto nível.

Essa situação é agravada por deficiências nas instalações que utilizamos diariamente, como a falta de água quente nos chuveiros em certos dias, limpeza que nem sempre é adequada e instalações obsoletas que não atendem aos padrões exigidos por um clube de alto nível para um desempenho profissional adequado.

Gostaríamos de salientar que todos esses pontos já foram levados ao conhecimento do presidente do clube em diversas ocasiões. No entanto, as soluções prometidas e as explicações recebidas até o momento não resolveram efetivamente uma situação que acreditamos ser insustentável, visto que nossa segurança física e nossas condições básicas de trabalho estão em risco.

Esta declaração não tem a intenção de criar conflitos ou desviar a atenção da partida que disputaremos neste sábado, cuja importância desportiva encaramos com total profissionalismo e empenho. O plantel e a comissão técnica estão totalmente focados em competir e defender o escudo do Rayo Vallecano, cientes de que temos a responsabilidade final pela atual situação desportiva.

Precisamente por causa desse compromisso, acreditamos que chegou a hora de declarar publicamente que essa situação precisa mudar. Proporcionar condições de trabalho dignas e cuidar de uma torcida exemplar não é uma exigência extraordinária, mas sim uma responsabilidade básica de um clube que compete na Primeira Divisão.

Confiamos que esta declaração nos ajudará a avançar e a melhorar, para benefício do clube, dos seus profissionais e dos seus adeptos.

Por fim, gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão à AFE por seu trabalho constante e dedicado, bem como por estar sempre atenta ao bem-estar e à defesa dos direitos trabalhistas dos jogadores de futebol.

Assinado: Equipe principal e comissão técnica do Rayo Vallecano.”

Situação

Com 22 jogos realizados, o Rayo Vallecano soma 22 pontos e está na 18ª posição, sendo a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. O Getafe, 17º colocado, soma 23 pontos. Buscando reagir na competição, o Rayo volta a campo neste sábado (7), diante do lanterna Real Oviedo. A partida será às 10h (horário de Brasília), no Estádio Vallecas.

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App