MENU

Da revolução no Fortaleza ao Corinthians: quem é Marcelo Paz

aniversario cidade
Shadow
Marcelo Paz com Vojvoda, técnico com passagem histórica no clubeReprodução / @marcelopaz

Anunciado como novo executivo de futebol do Corinthians neste sábado (27), Marcelo Paz surgiu no cenário do futebol brasileiro ao elevar o status do Fortaleza no país, onde chegou em 2015 como diretor de futebol, em 2016 se tornou vice-presidente e, no ano seguinte, presidente. Em dezembro de 2023, ele passou a ser o CEO da SAF do Fortaleza.

Gestor de perfil profissional, ele teve resultados dentro e fora de campo que o garantiram voz em debates importantes, como no cargo de presidente da Liga Forte União (LFU), que reúne diversos clubes do Brasil, inclusive Fortaleza e Corinthians, para negociação em bloco de direitos de transmissão. Valorizado no mercado, ele já havia declinado um convite do Corinthians há dois anos.

Próximo campeão da Libertadores
flamengo palmeiras cruzeiro
4.50 5.50 7.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.
Próximo campeão da Libertadores
boca flu Timão
8.00 12.00 15.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Ascensão e feitos no Fortaleza

Sob o seu comando, o Leão do Pici passou de um clube que passou anos fora das divisões de elite para consolidar-se como uma das forças emergentes do futebol nacional — trajetória interrompida com o rebaixamento em 2025, após 19 anos na elite. Com ele, o clube saiu da Série C em 2017 após oito anos e chegou à Série A com o título da Série B de 2018.

Como dirigente, Marcelo Paz conquistou: heptacampeonato cearense (2015, 2016, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023) e três títulos da Copa do Nordeste (2019, 2022 e 2024), além da Série B de 2018.

Além disso, o Tricolor alcançou sucessivas vagas na Copa Libertadores e tornou o feito inédito em rotina — foram três participações. O clube ainda chegou muito perto de conquistar seu primeiro título internacional ao perder a Copa Sul-Americana de 2023 na disputa de pênaltis.

Reconhecimento profissional

Na temporada passada, Paz foi eleito melhor CEO de clube de futebol no Brasil pela Conafut e na América do Sul pela Confut Sudamericana. Com o prestígio, ele assumiu em novembro de 2023 a presidência da Liga Forte União (então Liga Forte Futebol), que se consolidou como um concorrente de peso na briga dos bastidores do futebol contra a Libra, que reúne Flamengo e Palmeiras, os dois clubes mais bem sucedidos no futebol brasileiro nas últimas temporadas.

Transformação em SAF

A transição de uma gestão de clube amador tradicional (sem fins lucrativos) para uma SAF foi um dos pontos que trouxe mais críticas a Marcelo Paz, que passou de presidente amador a CEO, um cargo profissional. O novo formato foi anunciado como a possibilidade do Fortaleza aumentar sua força dentro de uma estrutura de futebol cada vez mais cara no Brasil, mas em sua segunda temporada o clube acabou por ser rebaixado.

Após a queda, Paz disse que o clube teve dificuldade em conseguir dinheiro no mercado e chegou a avalizar com o seu nome empréstimos bancários para ter fluxo de caixa.

Elenco de futebol

Se Marcelo Paz é símbolo de uma revolução institucional do Fortaleza, na parte técnica e no gramado é do argentino Juan Pablo Vojvoda esse papel. Ele foi demitido em 2025, naquele que era o seu quinto ano no clube, e Paz fez escolhas erradas, especialmente na contratação de Renato Paiva, que vinha de trabalhos ruins no Botafogo e no Bahia. Martín Palermo conseguiu levar o time de volta às vitórias, mas não foi suficiente para impedir que o time esteja na Série B em 2026.

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App