MENU

COP30 em fotos: veja os registros do 8º dia do evento

aniversario cidade
Shadow
A Ministra dos Povos indígenas Sonia Guajajara encontrou o pesquisador Carlos Nobre durante o evento.Michelle Valente/enviada especial do iG à COP30

A segunda semana da COP30, em Belém, começou com a abertura do Segmento Ministerial de Alto Nível, reforçando o evento como a “COP da Implementação”. Até o momento, 145 itens técnicos já foram discutidos e a conferência volta suas atenções para temas centrais da agenda climática.

  • Veja mais: COP30: segunda semana quer transformar teorias em práticas

Durante seu discurso na abertura do Segmento Ministerial, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckimin, afirmou que o Brasil chega à COP30 com “metas transparentes e ambiciosas”, destacando a ampliação do uso de fontes renováveis, o avanço na transição energética e a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030. O governo brasileiro também lançou a consulta pública da Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial (ENDI), iniciativa que busca integrar o setor produtivo ao esforço climático nacional.

A conferência entrou na fase decisiva, mas enfrenta dificuldades para financiar ações climáticas e definir metas de redução de emissões. Espera-se que nos próximos dias, acordos políticos e decisões financeiras definam os rumos da COP30 e quais serão as estratégias globais de combate às mudanças climáticas. A segurança na Zona Azul, destinada às negociações da COP30, foi reforçada após uma primeira semana marcada por protestos.

Veja fotos:

A Ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara encontrou o meteorologista e pesquisador Carlos Nobre.Foto: Foto: Michelle Valente / enviada especial do Portal iG

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App