MENU

Chegada de ciclone intensifica temporais no RS neste sábado (10)

aniversario cidade
Shadow
Morador de Venâncio Aires mostra pedras de gelo que atingiram a cidadeReprodução/redes sociais

O aprofundamento de uma área de baixa pressão, também chamada de ciclogênese, no Nordeste da Argentina, que deve originar um ciclone extratropical neste sábado (10), já provocou temporais no Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira (9).

A instabilidade deve se intensificar ainda mais no fim de semana, de acordo com informações da MetSul Meteorologia.

A Defesa Civil estadual emitiu alerta, durante a semana, já alertando para risco de temporais entre quarta (07) e sábado (10).

Na tarde desta sexta, a cidade de Venâncio Aires, a cerca de 130 km da capital Porto Alegre, foi atingida por um temporal breve e localizado.

A chuva forte chegou acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo com pedras de gelo de médio a grande tamanho.

O granizo foi observado em bairros como União e Gressler e também em áreas do interior do município, como Linha Harmonia da Costa, Linha Saraiva, Linha Sapé, Centro Linha Brasil e Linha Arroio Grande.

Choveu forte e localizado também em outras áreas do estado, por conta do calor e a umidade.

Os volumes de chuva acumulados até às 18 horas desta sexta foram de 70 mm em Livramento, 66 mm em Uruguaiana, 64 mm em Canela, 51 mm em Alegrete, 42 mm em Itaqui e Quaraí, 39 mm em Rosário do Sul, 36 mm em São Gabriel e 31 mm em Venâncio Aires e São Borja.

Em São Vicente do Sul, estação meteorológica anotou rajada de 81 k/h durante a tarde.

Ainda segundo alerta da MetSul, o risco de temporais isolados prossegue nesta noite no Rio Grande do Sul, uma vez que a instabilidade avança a partir do Oeste e mais nuvens carregadas se formam sobre o território gaúcho à medida que a área de baixa pressão avança.

“O risco de tempo severo cresce, assim, do Centro para a Metade Leste do estado, o que inclui o Planalto, os vales, Grande Porto Alegre, Serra e áreas do entorno da Lagoa dos Patos”, afirma a MetSul.

Temporais no sábado

A MetSul alerta que o risco de temporais no estado é ainda maior neste sábado.

Podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a intensa com volumes muito altos em curto período, com risco de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas.

Além disso, são prováveis temporais isolados com rajadas de vento forte e queda de granizo.

De forma localizada, há perigo de vendavais intensos – que são de curta duração – com danos por rajadas perto e acima de 100 km/h.

Já deve chover de madrugada em diferentes pontos, mas, no decorrer do dia, podem ocorrer momentos de melhoria com aberturas de sol em várias cidades, com o recrudescimento da instabilidade da tarde para a noite.

Já à noite, será grande o perigo de chuva isoladamente forte e de temporais isolados.

A MetSul Meteorologia reitera que os ventos ciclônicos, que sopram forte a intensamente por horas seguidas, desta vez vão se concentrar sobre o Uruguai, embora o vento se intensifique no fim de semana com rajadas de 40 km/h a 70 km/h.

“Da mesma forma enfatizamos que este ciclone não é intenso, não passará sobre o Brasil, terá curta duração e que sua principal consequência em território brasileiro será estimular chuva forte e temporais isolados, especialmente nos estados do Sul neste fim de semana”, alerta a MetSul Meteorologia.

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App