MENU

Após vazamento, Justiça determina paralisação de operação da Vale

aniversario cidade
Shadow
MPF pede bloqueio de R$ 1 bilhão da Vale após vazamento em minaDivulgação/Defesa Civil de Congonhas (MG)

A Justiça determinou a paralisação das operações da Vale no Complexo Minerário de Fábrica, em Ouro Preto (MG), após o rompimento de uma estrutura da mina. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (6).

A medida atende um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Estado, após uma Ação Civil Pública.

O Governo de MG já havia aplicado R$ 1,7 milhão em multas por danos ambientais a mineradora, além de suspender as atividades apenas na Cava 18 e exigir medidas de limpeza e restauração das áreas afetadas.

A medida determina agora a paralisação imediata de todas as operações minerárias da Vale até que seja tecnicamente comprovada a estabilidade e segurança de todas as estruturas.

O vazamento foi registrado no último dia 25 de janeiro, onde cerca de 262 mil metros cúbicos de água e sedimentos, atingiram áreas operacionais, propriedades de terceiros e cursos d’água como o córrego Água Santa e o Rio Maranhão, na bacia do Paraopeba.

O evento, segundo a ação, foi agravado por falhas no sistema de drenagem da Vale e pelo uso inadequado da cava como reservatório hídrico e de rejeitos. Além disso, a empresa teria comunicado oficialmente o desastre ao Núcleo de Emergência Ambiental cerca de dez horas após o rompimento, o que prejudicou a atuação dos órgãos públicos.

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App