A Embraer aprofundou as discussões com a indústria de aviação tailandesa Thai Aviation Industries (TAI) para uma parceria para estabelecer a empresa asiática como centro de serviços autorizado local. A reunião foi realizada nesta terça-feira (4) e a expectativa é de que a iniciativa seja implementada no final de 2026.
A TAI é um centro de manutenção, reparo e revisão para aeronaves governamentais e comerciais na Tailândia. Segundo a Embraer, o programa pode aprimorar as capacidades de manutenção no país para a frota de ERJ135 das Forças Armadas da Tailândia (RTARF, na sigla em inglês).
De acordo com o Presidente e CEO de Serviços & Suporte da Embraer, Carlos Naufel, a parceria cria bases para colaborações significativas para a empresa brasileira.
“Essa parceria com a TAI tem como foco fortalecer a autossuficiência e as capacidades de longo prazo da indústria de aviação da Tailândia. Ao investir em parcerias locais, estamos criando a base para uma colaboração ainda mais significativa em todo nosso portfólio, incluindo oportunidades para plataformas futuras. Vemos um forte potencial para as avançadas capacidades multimissão da aeronave KC‑390 Millennium apoiarem os requisitos estratégicos de defesa da Tailândia para o longo prazo”, explica.
Para o Marechal do Ar Piboon Vorravanpreecha, diretor‑geral da TAI, a parceria demonstra capacidade de expansão da Tailândia.
“Os ERJ135 continuam sendo um ativo valioso para o governo da Tailândia e estamos impressionados com o crescente portfólio de aeronaves da Embraer. Nossa parceria com a Embraer demonstra as capacidades em expansão da Tailândia nos serviços de suporte ao setor aeroespacial. Temos orgulho em ser um parceiro de confiança da Embraer na região e esperamos explorar oportunidades mais amplas à medida que nosso relacionamento se aprofunda”, afirma.













