MENU

Um mês depois: o que se sabe do menino que caiu do 10º andar

aniversario cidade
Shadow
Breno sobreviveu a uma queda de 30 metros de alturaReprodução | TV Globo

Mais de um mês após cair do 10º andar no prédio em que mora com a família em Ribeirão Preto (SP), Brenno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, agora aparece distribuindo sorrisos e alegrias.

Em entrevista ao Fantástico, a família contou que ainda se surpreende com o caso de Brenno, que é autista não verbal. Ele caiu da janela de um banheiro do apartamento, e sobreviveu após alguns empecilhos, “amortecerem” a sua queda.

“A gente viveu momentos de angústia misturada com pesadelo e um milagre”, conta Paloma Girdziauckas, mãe do menino. 

O caso também é uma grande incógnita aos médicos que atenderam a Brenno, que após o examinarem constataram que o garoto não havia sofrido grandes sequelas da queda.

Sete minutos depois de ligarem para o Samu, a ambulância chegou ao prédio.

“Me mandaram mensagem e falaram: ‘Ah, uma criança caiu de 10 metros’. Nossa, 10 metros, né? Muito alto. Aí mais tarde, já falaram: ‘Não, foi do 10º andar’. Então, eu pensei: nossa, muito pior”, conta a ortopedista pediátrica Caroline Marconatto Flores.

Os médicos examinaram Brenno. A cabeça tinha um trauma leve, mas estava intacta. Pulmão, uma pequena lesão, nada grave. Coluna preservada.

“Realmente tinha mais membros inferiores. Ele fraturou o fêmur dos dois lados e nas tíbias ali na perna. Ele fraturou as duas também”, continua Caroline. Brenno colocou fixadores externos para ligar e alinhar os ossos quebrados e depois, fez mais duas cirurgias: uma delas para colocar pinos e placas.

Mas o que levou a sobrevivência do garoto a uma altura de 30 metros? 

A Polícia Civil, que apura o caso de Brenno, apontou que o garoto não caiu diretamente no solo. De acordo com a reportagem, a polícia forense fez o cálculo e apurou que com o peso e a altura do Brenno, ao cair do 10º andar, ele chegaria ao térreo a uma velocidade de aproximadamente 85 km/h, entretanto, a velocidade pode ter sido menor.

“Na hora que ele caiu, bateu na janela que estava aberta”, conta Carlos Daniel Fernandes, pai de Brenno.Depois, Brenno bateu em um corrimão. “Ao ele ir parando e amortecendo, acaba diminuindo a velocidade da queda”, explica a ortopedista pediátrica Caroline Marconatto Flores.

Uma equipe especializada e um rápido atendimento também possibilitaram que Brenno sobrevivesse e esteja respondendo com uma boa recuperação.  O caso foi registrado como acidente e um laudo pericial está sendo elaborado para entender a dinâmica da queda.

Caso

Breno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, sobreviveu após cair do 10º andar de um prédio em Ribeirão Preto (SP) no último dia 27 de dezembro de 2025. Ele teria caído do banheiro do apartamento da família.

Antes de atingir o solo, ele bateu em uma janela no 8º andar e em um corrimão na área comum. O caso surpreendeu até mesmo os médicos.

O médico neurologista Francisco Vale classifica como extraordinário o caso do menino Breno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, que sobreviveu a uma queda do 10º andar de um prédio em Ribeirão Preto (SP). A criança está internada desde sábado (27) na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) e o quadro de saúde é estável.

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App