MENU

SP: chuva alaga ruas e derruba árvore na Consolação; veja vídeo

aniversario cidade
Shadow
Trânsito complicado em trecho da Ruada ConsolaçãoReprodução

Um temporal que atingiu a capital paulista na tarde desta terça-feira (27) provocou vários pontos de alagamentos, o registro de milhares de raios na cidade e a queda de várias árvores, inclusive uma de grande porte, na altura do número 1.453, Rua da Consolação, região central.

Equipes trabalharam no local para a liberação da via, logo após o incidente. Assista.

Um temporal que atingiu a capital paulista na tarde desta terça-feira (27) provocou vários pontos de alagamentos, o registro de quase 1,2 mil raios na cidade e a queda de várias árvores, inclusive uma de grande porte, na Rua da Consolação, região central. pic.twitter.com/OKRoKhEqw8

— iG (@iG) January 27, 2026

Segundo informações do Corpo de Bombeiros e do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura, foram 16 pontos de alagamentos registrados e pelo menos 37 árvores arrancadas pela força das rajadas de vento, além de dois desabamentos, sem vítimas.

A Defesa Civil informou ainda o registro de 1.181 raios no solo da cidade de São Paulo. .

Às 14h36, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo para a região de Itapecerica da Serra e a Zona Sul da capital, em razão da previsão de chuva forte. A mensagem foi enviada por meio do sistema Defesa Civil Alerta, utilizando a ferramenta Cell Broadcast, que permite o envio direto de avisos aos celulares da população em áreas de risco.

O mesmo alerta de nível severo também foi enviado a moradores das Zonas Norte e Leste de São Paulo, indicando deslocamento de chuva forte para Guarulhos e Santo André.

Chuva forte e rajadas de vento

Os maiores acumulados de chuva foram registrados entre 15h e 16h, no M boi Mirim (53,8 mm), Vila Maria/Vila Guilherme (31,4 mm), Sé (30,8 mm), Santana/ Tucuruvi (29,2 mm), Vila Marina (29mm) e Moóca (28,4 mm).

Já as regiões que registraram fortes rajadas de vento foram M’boi Mirim/Barragem Guarapiranga (39,5km/h, às 15h), Campo Limpo/Capão Redondo (38,6km/h, às 15h), Lapa/Vila Leopoldina (34,8km, às 14h30), M’boi Mirim/Barragem Guarapiranga (32,1km/h, às 14h30), Campo Limpo/Capão Redondo (31,1km/h, às 15h10), Lapa/Vila Leopoldina (30,8km/h, às 14h40), e Ipiranga/Ribeirão dos Meninos (30,5km/h, às 15h).

Entre os pontos de alagamento, estavam vias do bairro da Bela Vista.

Por conta de um alagamento na Av. Vinte e Três de Maio, a CET chegou a bloquear os dois sentidos da via, próximo ao Viaduto Euclides Figueiredo. Pouco depois, a circulação foi normalizada.

Outro alagamento foi registrado na Avenida Guarapiranga no sentido bairro–centro, região de Capela do Socorro, também na Zona Sul. Segundo o CGE, o ponto crítico ficou próximo à Rua José Rafaeli.

Queda de árvores provocaram desabastecimento de energia elétrica em vários pontosReprodução

E outra consequência do temporal foi, mais uma vez, muitas residências sem energia elétrica.

Com a chuva e fortes rajadas de vento, que derrubaram árvores, a concessionária Enel informou, em seu boletim das 16h, que 80.003 imóveis da Grande São Paulo estavam sem luz. Às 18h30 eram 69.057 clientes no escuro.

E o problemas, para muitos, se estendeu até a noite. Por volta das 20 horas, segundo a Enel, eram 52.258 residências com o abastecimento interrompido. Uma hora depois, às 21h, são 45.045 ainda sem energia.

Chuva no estado

No estado, por volta das 15 horas, as regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Guará também receberam alerta severo de chuva forte com raios, vento e granizo, da Defesa Civil.

Entre as ocorrências atendidas pelo órgão, uma foi em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, onde o nível do Rio Paraitinga subiu e causou pontos de alagamento na área central.

Duas famílias desalojadas e cinco famílias desabrigadas foram atendidas no abrigo montado pela prefeitura.

Os municípios com maior acumulado de chuva foram Sertãozinho (64mm), Ribeirão Preto (45mm), São José Do Rio Preto (42mm), Amparo (41mm), São Paulo/ centro (38mm), Taboão Da Serra (31mm), Guaratinguetá (30mm) e Arujá (29mm).

A previsão é de mais chuva nos próximos dias com a passagem de um ciclone extratropical que vai atingir vários estados, entre eles São Paulo.

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App