MENU

Após 1º ano na F1, o que esperar de Gabriel Bortoleto em 2026?

aniversario cidade
Shadow
Gabriel Bortoleto estreou na F1 em 2025Reprodução Instagram/@gabrielbortoleto_

Gabriel Bortoleto chegou à Fórmula 1 carregando grande expectativa dos fãs por seus feitos nas categorias anteriores e também por ser o primeiro brasileiro no grid desde Felipe Massa. Após um ano de estreia “na média”, o que pode ser projetado para o 2026 do jovem piloto precisa ser analisado com calma.

O ano de estreia do jovem piloto foi típico de um novato, com erros e acertos, mas apresentando credenciais que podem o projetar para um futuro interessante na principal categoria do automobilismo mundial.

Relembrando

Bortoleto mostrou um bom ritmo em classificações, e ficou à frente do companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, anotando um 12 a 11 no “placar”, sem contar classificações para corridas sprint.

Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto protagonizaram disputa saudável na SauberReprodução Instagram/@stakef1team

Porém, quando se trata de corrida Gabriel ainda não conseguiu entregar tudo o que os fãs se acostumaram a vê-lo fazendo nas temporadas dos títulos da F2 e F3, o que é normal quando se fala de um novato. Nesse quesito, foram 19 pontos somados pelo jovem contra 51 pontos conquistados por seu companheiro de Sauber.

O melhor resultado do brasileiro foi um 6º lugar no GP da Hungria, alcançado no período em que o carro da scuderia suíça apresentou maior eficiência aerodinâmica.

Projeção

Quando o assunto é projetar a temporada 2026, normalmente já é preciso adotar cautela, afinal se trata de um ano de adaptação ao novo regulamento da F1 e que traz um novo carro.

Agora, quando esse recorte passa para a projeção do desempenho de Gabriel Bortoleto, a análise fica ainda mais delicada. Para além das mudanças que todos os outros pilotos também foram afetados, o brasileiro terá desafios diferentes, se acostumando e ajudando a construir a Audi, equipe recém-chegada à F1.

O modelo da Audi para 2026 terá a pintura majoritariamente prata, com detalhes em preto e vermelhoReprodução/Instagram

Ainda antes do GP de São Paulo, Bortoleto projetou um início “difícil, mas normal” com a Audi em 2026, evitando gerar grandes expectativas.

“A gente ta fazendo um motor do zero, né? A Audi está comprometida nesse projeto. A gente tem muito clara a nossa visão de projeto a longo prazo. Eu também quero manter as expectativas baixas pra todo mundo porque não é fácil trazer uma equipe do zero, fazer uma unidade de potência do zero, então a gente vai provavelmente sofrer um pouquinho no começo, mas é normal”, disse na época.

Trajetória de Bortoleto

Gabriel Bortoleto foi campeão na F2 e na F3Reprodução/Twitter

Gabriel Bortoleto teve uma carreira brilhante antes de ingressar a Fórmula 1, com duas conquistas marcantes: os títulos da Fórmula 3 e Fórmula 2, ambos como debutante.

Em 2023, com apenas 18 anos de idade, abriu grande vantagem durante a temporada e venceu, sem muitos concorrentes, o troféu individual da categoria.

No ano seguinte, o título veio com maiores dificuldades. No último circuito do ano (Yas Marina, em Abu Dhabi), estava praticamente empatado com o franco-argelino Isack Hadjar, mas superou o concorrente ao terminar com a segunda colocação da corrida.

Seu desempenho em sua primeira temporada na Fórmula 1 agradou diversos especialistas e pessoas envolvidas na categoria. Mesmo com erros bobos de um novato, o brasileiro mostrou que pode aprender com isso e aplicar na pista num futuro próximo.

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App