MENU

João Fonseca: relembre ascensão meteórica do 145º lugar ao top-25

aniversario cidade
Shadow
João Fonseca faturou o título do ATP 500 da Basileia nesta temporadaReprodução/X

João Fonseca viveu uma estrelada primeira temporada completa na ATP. Iniciando o ano como o 145º do mundo, o brasileiro brilhou, conquistou títulos e finalizou a jornada como o 24º do ranking.

O ano do jovem tenista se iniciou com a conquista do Challenger de Camberra, numa campanha impecável em que ele sequer perdeu sets. Ali, Fonseca já ganhou 32 posições no ranking.

Duas semanas após o feito no Challenger, João estreou em grande estilo em Grand Slams. Furando o qualify, o carioca estreou na chave principal do Australian Open vencendo o russo Andrey Rublev, então nono colocado no ranking mundial. 

João Fonseca seguiu fazendo história, mesmo com a queda para Lorenzo Sonego na segunda rodada do torneio australiano. Pela primeira vez, o jovem entrou no top-100, com a 99ª colocação.

1º título de torneio ATP

João Fonseca em açãoReprodução/X

Já no mês de fevereiro, João Fonseca se tornou o mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP. Na semana do dia 16 de fevereiro, o brasileiro deu o show no ATP 250 de Buenos Aires e ficou com o título ao bater o anfitrião Francisco Cerundolo. Assim, um novo salto no ranking aconteceu, e João foi ao 68º lugar.

O segundo mês do ano foi encerrado com a queda precoce do brasileiro no Rio Open, superado pelo francês Alexandre Muller.

No mês seguinte, a primeira semana de março já contou com emoção. João estreou em Indian Wells superando Fearnley, mas caiu para Jack Draper na segunda rodada. Duas semanas depois, mais uma conquista: o Challenger de Phoenix, nos EUA, que fez com que o atleta pulasse mais 20 posições na lista.

João Fonseca disparou no ranking em 2025Reprodução Instagram/@joaoffonseca

Nas disputas seguintes, Fonseca disputou o Masters 1000 de Miami, o Masters de Madrid, o Challenger de Estoril e o Masters de Roma, mas o principal veio em seguida: Roland Garros.

Jogando no saibro francês, o carioca brilhou em sua primeira disputa daquele torneio, e alcançou a terceira rodada da competição.

Seguindo falando em Grand Slams, em setembro, o número 1 do Brasil, e então 45º colocado do mundo, estreou no US Open vencendo o sérvio Miomir Kecmanovic (42º), mais uma vez sem perder sets. Porém, na segunda rodada quem levou a melhor foi o tcheco Tomas Machac (22º).

Ainda naquele mês, João Fonseca conquistou uma de suas principais vitórias na carreira, contra o grego Stefanos Tsitsipas, que já chegou a figurar no top-3 do mundo. A partida era válida pela Copa Davis.

Destaque incontestável

João Fonseca conquistou o ATP 500 da BasileiaReprodução/Instagram swissindoorsbasel_official

A histórica temporada de João Fonseca ficou ainda mais especial em outubro, quando o jovem derrotou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina na final do ATP 500 da Basileia e conquisou seu primeiro título deste nível.

O troféu levantado pelo jovem de 19 anos foi a principal conquista brasileira no tênis internacional desde 2001, quando Guga venceu o Masters de Cincinnati.

Com o resultado histórico na Suíça, João Fonseca se tornou o 2º vencedor mais jovem na Basileia e deu um salto para o 28º lugar do ranking da ATP. Ele é o 7º brasileiro a conseguir entrar no top-30 do mundo.

João Fonseca vence na primeira rodada do Masters 1000 de Paris 2025Reprodução Instagram/@rolexparismasters

Na semana seguinte, o 24º lugar na lista foi consolidado pela vitória na estreia no Masters 1000 de Paris, contra Denis Shapovalov. A temporada oficial do tenista brasileiro foi encerrada após uma lombalgia, que o impediu de disputar o ATP 250 de Atenas.   A colocação no ranking ainda abre a possibilidade para o tenista ser um dos principais cabeças de chave do Australian Open, primeiro Grand Slam de 2026. 

Mesmo sem disputar mais partidas oficiais no ano Fonseca ainda voltou às quadras em dezembro para enfrentar Carlos Alcaraz num jogo de exibição em Miami (EUA).

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App