Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode concorrer a 1.500 vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), por meio do processo seletivo Enem-USP. As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 19 de dezembro, data limite para o pagamento da taxa de inscrição, de R$11.
- Leia mais notícias sobre a USP: Conheça a universidade chilena que desbancou a USP em ranking
Estão isentos do da taxa, inscritos no vestibular Fuvest 2026 que obtiveram isenção da taxa, aqueles que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, candidatos pretos, pardos e indígenas, assim como aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As inscrições devem ser realizadas por meio do site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo processo de ingresso da USP.
Quem pode participar?
Podem se inscrever no processo seletivo, estudantes que já concluíram, ou que concluirão em 2025, o Ensino Médio ou equivalente, além de pessoas que possuam diploma de curso superior reconhecido e registrado, desde que tenham participado do Enem 2025 como candidatos regulares.
A classificação dos candidatos e a convocação dos selecionados será realizada conforme os critérios definidos pela Pró-Reitoria da USP.
Das 1.500 vagas, 684 são destinadas à Ampla Concorrência (AC), 512 para estudantes de escolas públicas (EP), e 304 para estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI). Todos os inscritos concorrem às vagas de Ampla Concorrência, e podem, no ato da inscrição, optar por participar das Políticas de Ações Afirmativas.
As listas de convocados serão divulgadas pela Fuvest na página Enem-USP. Serão realizadas três chamadas regulares, seguidas de convocações da Lista de Espera, destinada a preencher as vagas que não forem ocupadas. As datas de matrícula e prazos serão divulgados na mesma página.
Como funciona o Enem-USP
Os cursos oferecidos no Enem-USP 2026 fazem parte das seguintes áreas do conhecimento:
- Ciências Biológicas e da Vida (B);
- Ciências Exatas e Tecnológicas (E);
- Ciências Humanas e Sociais (H).
Os candidatos podem escolher uma única Área do Conhecimento e pode selecionar até três opções de cursos pretendidos, elencados por ordem de prioridade. É possível alterar as opções de curso das 12h do dia 20 de janeiro de 2026 até às 12h do dia seguinte, 21 de janeiro.
A primeira chamada do processo seletivo será divulgada no dia 23 de janeiro, com pré-matrícula virtual disponível de 27 a 30 de janeiro. A segunda chamada será no dia 3 de fevereiro, com pré-matrícula dos dias 4 a 6. A terceira chamada será divulgada no dia 10 de fevereiro, com pré-matrícula do dia 11 ao dia 13.











