A Chapecoense lançou nesta segunda-feira (15) sua nova camisa para a temporada de 2026. O manto será uma homenagem às vítimas do acidente aéreo de 2016 e ao Atlético Nacional, clube que seria rival dos catarinenses na final da Copa Sul-Americana daquele ano.
Como a Chape descreveu: “a peça vem como um manifesto de gratidão, que atravessará gerações, unindo identidade, memória e significado”. Além disso, o uniforme apresenta, pela primeira vez desde a década de 70, na camisa principal da temporada, listras verticais em verde e branco.
A camisa traz ainda três selos especiais que reforçam seu caráter memorial. Na barra do uniforme, um selo exclusivo simboliza o respeito e a lembrança permanente. Já na parte posterior da camisa, próximo à gola, o selo com a inscrição “Para Sempre Lembrados” homenageia as vítimas do acidente aéreo de 2016, eternizando a memória daqueles que fazem parte, para sempre, da história da Chapecoense — em uma temporada que marcará a celebração dos 10 anos. Na parte interna da gola, a frase “Somos mais que 11” reforça a união, a coletividade e o sentimento que conectam o clube à sua torcida e à sua história.

A Chapecoense também faz questão de homenagear o Atlético Nacional, rival da final da Copa Sul-Americana. Segundo o time catarinense: “clube que, em 2016, reafirmou sua grandeza por meio de gestos marcantes de solidariedade, empatia e amor ao próximo, que atravessaram fronteiras e se tornaram parte indissociável da história do futebol mundial e da reconstrução da Chapecoense. Além, é claro, de celebrar toda a identidade do povo chapecoense”, destacou o Verdão do Oeste.
Além disso, na divulgação, a camisa foi vestida pelo ex-zagueiro Neto, um dos sobreviventes da tragédia. Ele realizou o ensaio de lançamento do novo manto, trazendo ainda mais significado para a camisa.
Série A
2026 também marca o retorno da Chapecoense à Série A do Campeonato Brasileiro. Após grande campanha na segunda divisão nacional em 2025, a equipe de Santa Catarina terminou a competição na 3ª posição e conquistou o acesso à elite do Brasileirão.
A última participação da Chape na primeira divisão foi em 2021. Na ocasião, o clube terminou como lanterna do campeonato, com apenas 15 pontos somados e apenas 13% de aproveitamento, alcançando, assim, o feito negativo de pior campanha de um clube no Brasileirão de pontos corridos.













