MENU

Entenda a síncope vasovagal, condição cardíaca que afetou Oscar

aniversario cidade
Shadow
Entenda a síncope vasovagal, condição cardíaca que afetou OscarErico Leonan/São Paulo FC

Na última quinta-feira (13), o São Paulo atualizou o estado de saúde do meia Oscar. Segundo o clube, após investigação realizada, foi confirmado o diagnóstico de síncope vasovagal.

O jogador apresentou um problema cardíaco na tarde da última terça-feira (11), no Centro de Treinamento do clube, e precisou ser levado para o hospital. Ainda de acordo com o Tricolor, o atleta de 34 anos segue bem e estável, internado na unidade cardiológica do Hospital Albert Einstein.

Segundo a doutora Aline Azevedo, cardiologista ecocardiografista do Instituto Nutrindo Ideais, a síncope vasovagal é uma perda transitória da consciência, não traumática, causada por uma diminuição temporária e generalizada do fluxo sanguíneo para o cérebro: 

“A síncope é definida como perda transitória da consciência, não traumática e autolimitada, cuja fisiopatologia é a hipoperfusão cerebral difusa e transitória. A síncope vasovagal é um mecanismo reflexo responsável pela maior parte dos eventos sincopais e com bom prognóstico na maioria dos casos.”

Ainda segundo a especialista, após exames que descartem qualquer outra doença cardíaca estrutural ou arritmia grave, é possível que o jogador continue sua carreira: “Após realização de exames complementares, é possível continuar atuando profissionalmente, enfatizando as medidas comportamentais para evitar novos episódios.”

Porém, ela ressalta a importância de Oscar manter acompanhamento com um especialista: “A grande maioria dos pacientes com síndrome vasovagal mantém acompanhamento médico regular, com medidas comportamentais para evitar os gatilhos e novas ocorrências.”

“Evitar desidratação, jejum prolongado, levantar-se devagar, evitar longos períodos em pé e reconhecer os sinais prévios (primeiros indícios) são medidas que fazem muita diferença no dia a dia”, complementa Aline Azevedo sobre como evitar novos casos.

Síncope vasovagal

O que é uma síncope vasovagal e por que ela causa um desmaio?

“A síncope é definida como perda transitória da consciência, não traumática e autolimitada, cuja fisiopatologia é a hipoperfusão cerebral difusa e transitória. A síncope vasovagal é um mecanismo reflexo responsável pela maior parte dos eventos sincopais e com bom prognóstico na maioria dos casos.”

Quais são os principais gatilhos desse tipo de episódio? Esforço físico intenso pode ser um deles?

“Os principais gatilhos da síncope vasovagal envolvem mecanismos deflagrados pela emoção, dor, calor, desidratação, estado pós-prandial e uso de álcool.”

“Os sintomas mais comuns precedendo a síncope vasovagal são: palidez cutânea, náuseas, dor abdominal, fraqueza, sudorese, visão turva e tontura. Porém, alguns indivíduos não apresentam nenhum tipo de indício precedendo o evento.”

A síncope vasovagal pode ser confundida com problemas cardiológicos mais graves?

“Pode, especialmente quando ocorre com frequência e sem a presença de indícios que precedem o evento, ou seja, a sensação de que o indivíduo irá desmaiar. Além disso, pode envolver a ocorrência de quedas com traumas graves, especialmente nos idosos.”

PUBLICIDADE

Instale nosso App Instale nosso App
Instale nosso App