Sydney Sweeney, atriz de “Euphoria“, está registrada como membro do Partido Republicano na Flórida desde junho de 2024. A informação foi confirmada por registros públicos de votação analisados pelo BuzzFeed. A descoberta ocorre em meio à repercussão negativa do anúncio “great jeans” da American Eagle, que gerou debates sobre supostas mensagens políticas.
Segundo o BuzzFeed, o dado sobre a filiação partidária ganhou força após publicação viral no X, feita pelo usuário @time222smoke. Os posicionamentos da atriz já haviam sido discutidos nas redes, com a loira já tendo enfrentado críticas no passado por supostas referências políticas em eventos pessoais.
O comercial da marca mostrava Sweeney dizendo: “Genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor dos olhos, personalidade e até cor do cabelo. Meus jeans são azuis.” O trecho foi acusado de fazer um aceno a ideologias de supremacia branca.
O governo dos Estados Unidos chegou a comentar a polêmica. Steven Cheung, diretor de comunicação da Casa Branca, classificou as críticas como “pensamento liberal denso” e “cultura do cancelamento fora de controle”.
Histórico de controvérsias
A atriz já havia sido alvo de críticas em 2022, quando publicou fotos de uma festa de aniversário para a mãe. O evento teve chapéus semelhantes aos usados em campanhas de Donald Trump e um convidado vestindo camiseta com referência ao movimento “Blue Lives Matter”.
Na época, Sweeney negou intenções políticas. “Uma celebração inocente pelo aniversário de 60 anos da minha mãe virou uma declaração política absurda, o que não foi a intenção. Por favor, parem de fazer suposições”, disse.