Nesta quinta (7) e sexta-feira (8), foi realizada a 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde e Equidade: garantindo direitos e fortalecendo o SUS”. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu autoridades, profissionais da área e a população para discutir melhorias no sistema de saúde do município.
A abertura da conferência aconteceu no plenário Dr. Aroldo Cavalcante na Câmara de Vereadores, com a palestra magna ministrada pelo nutricionista Marlus Pereira, que abordou a importância da alimentação e da nutrição para a saúde pública. A abertura contou com a presença do vice-prefeito Túlio Viana, da secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, e de outros representantes do poder público e da sociedade civil. Os vereadores Valdimiro José, Carmélia da Mata e Teteia Chaves também marcaram presença no evento.
Após a apresentação teatral dos integrantes do Caps Saúde Mental, a enfermeira Kamila Tanara leu o regimento interno e a estrutura da Conferência para os dois encontros. Na oportunidade, o vice-prefeito Túlio Viana falou da importância desta 10ª Conferência Municipal de Saúde como espaço fundamental para a construção e avaliação das políticas públicas de saúde, momento em que a população, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços podem discutir e propor diretrizes para o Sistema Único de Saúde.
“Estamos aqui reunidos para discutir um assunto muito importante para o município, que é o fortalecimento do nosso SUS, estamos abertos para um debate saudável e receptivos a todas as propostas que foram feitas durante a conferência, para solidificar cada vez mais o SUS de Barreiras”, afirmou Túlio Viana.
Já nesta sexta-feira as atividades foram realizadas na Faculdade Dom Pedro II, com discussões divididas em quatro eixos: 1. Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde – Palestra da enfermeira Mônica Valéria de Souza; 2. Saúde Mental – Apresentação do psicólogo Bruno Klecius, que destacou a importância do atendimento psicossocial no SUS; 3. Equidade no SUS – A enfermeira Maria Madalena, debateu o acesso à saúde para populações em situação de vulnerabilidade; 4. Saúde da Mulher – A ginecologista Fabiane Castro, falou sobre qualidade no atendimento à saúde feminina.
A 10ª Conferência Municipal de Saúde em Barreiras destacou a importância da participação da população na construção de políticas públicas de saúde. Durante os debates, foram levantadas propostas para melhorar o acesso aos serviços, garantir equidade e fortalecer o SUS no município.
“Fico muito feliz com a participação e contribuição da população de nossa cidade, a partir das propostas levantadas durante essa conferência, vamos buscar melhorar onde precisa e trabalhar para humanizar cada vez mais a saúde pública e o SUS de Barreiras”, ressaltou Larissa Barbosa, secretária municipal de saúde.
Dircom/PMB – 8.8.2025
O post 10ª Conferência Municipal de Saúde debate equidade e fortalecimento do SUS em Barreiras apareceu primeiro em Prefeitura de Barreiras – BA.